top of page

INVENTOR: Alexander Fleming

EPOCA: século XX

ANO: 1928

 

CONTEXTO HISTÓRICO E SOCIAL

 

O médico Alexander Fleming desenvolvia pesquisas sobre estafilococos, quando descobriu a penicilina (a penicilina foi o primeiro antibiótico descoberto pelo homem no caso Alexander Fleming). 

Fleming tirou férias e esqueceu algumas placas com culturas de estafilococos em cima de sua mesa, em vez de colocar em sua geladeira como seria o '' normal ''. Quando voltou de suas férias no mesmo ano, ele viu que em algumas placas havia uma espécie de mofo. Então decidiu coloca-as em uma bandeja de limpeza, no mesmo momento seu parceiro de trabalho, Dr. Pryce, perguntou como estavam indo suas pesquisas, aí Fleming pegou novamente as placas para explicar alguns detalhes de culturas de estafilococos já que estava pesquisando sobre. Foi quando ele notou que havia, em umas de suas placas um halo transparente em volta do mofo contaminante, aquilo que Fleming observou em torno do mofo parecia indicar uma substância bactericida. O assunto foi discutido bastante entre os dois, ai foi quando Fleming decidiu fazer algumas culturas do fungo para o estudo posterior.

O fungo foi identificado como pertencente ao gênero Penicillium, de onde deriva o nome da penicilina dado à substância por ele produzida. Fleming passou a empregá-lo em seu laboratório para selecionar determinadas bactérias, eliminando das culturas as espécies sensíveis à sua ação.

 

 

 

ANTIBIÓTICO

Importância para a sociedade:

 

A descoberta de Fleming não despertou inicialmente maior interesse e não houve a preocupação em utilizá-la para fins terapêuticos em casos de infecção humana até a eclosão da Segunda Guerra Mundial, em 1939. Nesse ano e em decorrência do próprio conflito, a fim de evitarem-se baixas desnecessárias, foram então ampliadas as pesquisas a respeito da penicilina e seu uso humano.

Em 1940, Ernst Chain, da Universidade de Oxford, retomaram as pesquisas de Fleming e conseguiram produzir penicilina com fins terapêuticos em escala industrial, “estreando” uma nova era para a medicina, denominada a era dos antibióticos.

Bruna, Clara e Maíra 6ºB

bottom of page