top of page

Invento: Cinema

Inventores: Os irmãos Louis e Auguste Lumiére

Época: Final do século XIX. Na primeira metade deste século a fotografia já havia sido inventada por Louis-Jacques Daguerre e Joseph Nicéphore Niepce, possibilitando esta criaçãorevolucionária no mundo das artes e da indústria cultural: o cinema. O cinematógrafo era ao mesmo tempo filmador, copiador e projetor, e foi considerado o primeiro aparelho realmente qualificado de cinema.

Ano: 1895

Contexto histórico-social: Para se chegar à projeção cinematográfica atual, muitos processos de investigação foram feitos em relação aos fundamentos da ciência óptica. Já vem dos primórdios da humanidade a necessidade de registrar movimentos através de pinturas e desenhos nas paredes. Há aproximadamente sete mil anos atrás, no oriente, os chineses já projetavam sombras de diferentes figuras recortadas e manipuladas sobre a parede, um jogo de sombras, próprio do seu teatro de marionetes.

Importância para a sociedade: Para nos divertir, para ver o que acontece por aí (dependendo do filme), ver o que o filme nos diz... O cinema serve para nos mostrar a realidade ou passar alguma ideia de moral, caráter e ate mesmo proporcionar um conhecimento mais profundo do nosso passado histórico, mesmo algumas historias sendo deturpadas ou fictícias podem passar algo importante para nós.

A indústria cinematográfica atual é um mercado exigente e promissor para diferentes áreas do saber. Não são apenas os atores e atrizes que brilham nas cenas que são apresentadas a um público local e internacional, pois a realização de um filme precisa englobar uma equipe de trabalho. Na construção e realização de um filme existem os seguintes profissionais: o roteirista, que escreve a história e as narrativas dos personagens, ou melhor, os diálogos; o diretor, que tem a função de coordenar, direta e indiretamente, o trabalho de todas as pessoas envolvidas com o filme, da concepção à finalização; o diretor de fotografia, um profissional de artes visuais com sensibilidade e competência para decidir como iluminar uma cena, que lentes serão melhores para determinados ângulos, o tipo de filme a ser rodado, entre outras atribuições; há quem seja responsável pela trilha sonora do filme, que é o compositor musical, ele é quem fica responsável por contribuir para o clima pretendido pelo diretor; o produtor é a pessoa ou grupo de pessoas que se encarrega de viabilizar a realização do filme, buscando patrocínios e parcerias, e ainda, tratando da parte burocrática que envolve toda a equipe.

Há também uma equipe de técnicos/especialistas que são fundamentais junto aos profissionais já apresentados, que são: o técnico de efeitos especiais, cuja tarefa é realizar efeitos visuais e sonoros às cenas já filmadas, inclusive utilizando inserção de efeitos posteriores por computador; o técnico de som, que cuida dos diferentes microfones durante as gravações, cuidando para que só haja a captação do que se julgue essencial; o operador de câmera, que fica responsável por focar os ângulos solicitados pelo diretor; e os editores ou montadores, que trabalham numa ilha de edição, juntos com o diretor ou orientados por um mapa organizado pelo próprio diretor, onde se encontra organizados as cenas, os sons, a trilha sonora, entre outros parâmetros qualitativos e quantitativos de finalização do filme. Outros profissionais como coreógrafos, figurinistas e maquiadores são essenciais em determinadas produções.

CINEMA

Caio e Emanuel - 6 B

bottom of page