top of page

Antigamente, quando não havia carros, as pessoas demoravam muito tempo para viajar. Os únicos meios de transporte eram a carroças e os cavalos. Quando o alemão Karl Benz criou o primeiro automóvel moderno em 1886, os meios de locomoção ficaram bem mais fáceis. O automóvel foi criado anos depois do motor a gasolina. Depois dele, vieram outras pessoas com novos modelos de automóveis. Foi virando uma coisa muito comprada em todos os países.

  

 

A partir de então teve início a corrida pela produção e venda de automóveis, iniciada por uma empresa francesa. No ano de 1892, o conhecido Henry Ford fabricou seu primeiro carro, o Ford, na América do Norte.

Os ingleses entraram na concorrência um pouco mais tarde, se comparado aos outros países europeus.

O primeiro carro inglês a ser produzido foi o Lanchester, seguido pelo Subean, Swift, Humber, Riley, Singer, Lagonda, entre outos.

Os países europeus continuaram a diversificar sua frota: na França surgiu o De Dion Bouton, Berliet, Rapid; na Itália veio o Fiat e o Alfa Romeo; na Alemanha surgiu o Mercedes-Benz; a Suíça e a Espanha, para diversificar, resolveram criar uma série mais possante e esplendorosa: o Hispano-Suiza.

Henry Ford, e Willian Morris, na Inglaterra fabricaram exemplares como o Ford, o Morris e o Austin, os quais fizeram um grande sucesso. A procura foi bem maior do que o esperado, o que levou outras fábricas a iniciarem imediatamente a produção de automóveis com a mesma configuração.

No Brasil e em vários outros países pertencentes à América Latina o progresso automotivo só veio após o término da Segunda Guerra Mundial.

Após a produção dos automóveis para passeio e das camionetas teve início a produção dos Volkswagem, DKW-Vemag, Willys-Overland, Simca, Galaxie, Corcel (então pertencente a Ford), Opala (da frota da Chevrolet), Esplanada, Regente e Dart (marca da Chrysler).

Completamente distinto do que era antigamente, o automóvel contemporâneo têm particularidades das quais nós só podemos desfrutar hoje, como conforto e agilidade, sem dizer que hoje a maioria deles são muito mais silenciosos e seguros.

No decorrer dos anos os automóveis vêm se transformando, passando a ser objeto de desejo de milhares de pessoas, sem dizer que o processo que envolve a produção proporciona emprego a milhares de pessoas no mundo inteiro agitando bilhões de dólares e trazendo amplos lucros para as grandes empresas fabricantes.

Carolina, Isabel e Maria Clara - 6 A

bottom of page