top of page

PLÁSTICO

INVENTOR: Leo Baekeland

EPOCA: século XX

ANO: 1909

 

CONTEXTO HISTÓRICO E SOCIAL

 

Antes da invenção do plástico as pessoas embalavam seus alimentos com jornais, sacolas de papel pardo e também usavam bolsas de palha.

O primeiro acontecimento que levou à descoberta dos plásticos foi o desenvolvimento do sistema de vulcanização, por Charles Goodyear, em 1839, adicionando enxofre à borracha bruta. A borracha tornava-se mais resistente ao calor.

O segundo passo foi a criação do nitroceluloide, em 1846 por Christian Schönbein, com a adição de ácido sulfúrico e ácido nítrico ao algodão. O nitroceluloide era altamente explosivo e passou a ser utilizado como alternativa à pólvora. Posteriormente, foi desenvolvido o celuloide com a adição da cânfora. Esse novo produto tornou-se matéria-prima na fabricação de filmes fotográficos, bolas de sinuca, placas dentárias e bolas de pingue-pongue.

Em 1909, Leo Baekeland criou a baquelite, primeiro polímero realmente sintético, podendo ser considerado, portanto, o primeiro plástico. Era resultado da reação entre fenol e formaldeído. Tornou-se útil pela sua dureza, resistência ao calor e à eletricidade.

 

Importância para a sociedade:

 

O plástico é importante para a sociedade porque é uma matéria-prima fácil de fazer e que pode fazer vários tipos de ferramentas, materiais, automóveis e recipientes. Ele é útil por sua dureza, resistência ao calor e como condutor de eletricidade. Mas com isso o plástico virou também um poluente para a natureza porque quando jogado na mata ou no mar, o plástico demora a se decompor e os animais podem confundir com comida e se engasgar com o plástico. Por isso nós temos que parar de fabricar e consumir o plástico. Se você tiver um móvel com plástico tente não trocá-lo e NÃO consuma SACOS PLÁSTICOS.

Márcio, Paula, Rebeca e Victória - 6ºB

bottom of page